05 de Fevereiro – Dia do Papiloscopista

É no dia 05 de fevereiro que se comemora o Dia do Papiloscopista, um profissional de suma relevância para a Segurança Pública e para o alcance do ideal de justiça.

Os Papiloscopistas atuam na identificação humana (civil, criminal e necropapiloscópica) através das impressões digitais. Ainda são responsáveis por auxiliar nas investigações policiais utilizando técnicas para representação facial humana, como o Retrato Falado e Projeção de Idade, Envelhecimento e Disfarces.

Em Goiás, a Lei 14.567/2004 criou o cargo de Papiloscopista Policial, sem enquadrar os ocupantes do antigo cargo. Portanto, no Estado de Goiás, existem 2 (dois) cargos distintos que realizam atividade de papiloscopia.

Sistema Papiloscópico

Processo que se baseia no aproveitamento das impressões papilares com fins individualizadores das pessoas. Os desenhos característicos encontrados na polpa digital, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, foi objeto de observações pela mente humana ao longo de nossa história.
Os princípios científicos da papiloscopia, aceitos universalmente, são os seguintes:

· Perenidade: Propriedade que tem os desenhos papilares de se manifestam definidos entre o quarto e o sexto mês de vida intra-uterina até a completa putrefação cadavérica.

· Imutabilidade: Propriedade que tem os desenhos papilares de não mudarem a sua forma original, desde o seu surgimento até a completa decomposição cadavérica.

· Variabilidade: Propriedade que tem os desenhos papilares de não se repetirem, variando, portanto, de região para região papilar e de pessoa para pessoa.

Vantagens do Processo Papiloscópico

Entre as vantagens do processo papiloscópico podemos citar:

· Exatidão – Por meio dele é possível afirmar categoricamente a identidade de uma pessoa;

· Baixo Custo – Com apenas uma ficha de papel e tinta é possível obter impressões papilares;

· Sistematização De Arquivos – A classificação das impressões papilares, principalmente as digitais, cria uma sequência numérica, ou alfanumérica, que possibilita buscas em arquivos com muitos milhões de fichas.

· Pode ser Utilizado como Elemento de Prova, no Caso de Crimes – As impressões papilares são comumente deixadas em locais de crime. Uma vez localizadas e identificadas, estas impressões constituem-se em elementos de maior convencimento da autoria de delitos, nos tribunais.

O sistema datiloscópico é o método mais prático e seguro de identificação humana, razão por que tem sido largamente utilizado, desde a sua descoberta até os dias atuais, na área civil e criminal.
A identificação humana através das impressões digitais, é sem sombra de dúvida, a maneira pela qual pode-se afirmar ou negar a identidade de uma pessoa.

Fonte: APPES

Comments are closed.

Associação dos Papiloscopistas Policiais de Goiás.

Rua 1114, nº 65, Qd 211, Lt 07
Setor Pedro Ludovico – Goiânia/GO
CEP: 74.830-390

E-mail: contato@asppap-go.com.br

Fale conosco





Copyright @ 2020 ASPPAP-GO Todos os direitos reservados

× WhatsApp