Institucional

Saiba mais sobre a ASPPAP-GO.

Quem somos

Juntos somos mais fortes!

O cargo de PAPILOSCOPISTA POLICIAL foi criado em LEI Nº 14.657, DE 08 DE JANEIRO DE 2004, em verdade, trata-se do cargo mais jovem do quadro da Polícia Civil do Estado de Goiás. O primeiro concurso foi realizado em 2010 (edital publicado em 12/03/2010). Os primeiros Papiloscopistas tomaram posse em meados de setembro/2010. O segundo concurso foi realizado em 2014 (edital publicado em 12/12/2014), e os aprovados tomaram posse a partir de setembro/2016.

Surgimos da carência de uma representatividade legítima e estabelecida pela categoria diante dos órgãos representativos da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e da sociedade civil em geral.

A proposta de criação da ASPPAP partiu da Comissão dos Papiloscopistas, que diante de boas perspectivas no cenário nacional para o reconhecimento da atividade pericial para os Papiloscopistas, e com o objetivo de alcançar esse reconhecimento no Estado de Goiás, necessitava de legitimação para atuar em nome da categoria.

Temos a missão de representar os Papiloscopistas Policiais Civis associados em face dos órgãos legalmente constituídos, agregar a categoria entre si e aos demais profissionais policiais, bem como valorizar e difundir o desenvolvimento da Papiloscopia como ciência.

Vislumbramos ser referência na busca pelo reconhecimento da atividade pericial para os Papiloscopistas Policiais, ao atuarmos com comprometimento, confiabilidade e transparência.

Atuação dos Papiloscopistas

O Papiloscopista é o profissional especialista e habilitado que faz uso de diversas técnicas e procedimentos para identificar pessoas.

A perícia papiloscópica compreende:

  • Coleta de fragmentos em local de crime
  • Análise de fragmentos encontrados em locais de crime
  • Perícia em laboratório
  • Perícia Necropapiloscópica
  • Representação Facial Humana (Retrato Falado)
  • Perícia Prosopográfica
  • Projeção de idade de pessoas desaparecidas

Carteira de Identidade

O uso da carteira de identidade é obrigatório na maioria dos serviços públicos e privados (bancos, saúde, previdência, etc)

Local de Crime

A papiloscopia tem contribuído efetivamente na elucidação de crimes.

Identificação Criminal

Através da coleta da impressão digital são anexados ao inquérito policial dados válidos e confiáveis do suspeito.

Retrato Falado

Representação de um suspeito por meio de uma imagem produzida segundo a abstrata descrição de seus aspectos físicos gerais, específicos e características distintivas.

Associação dos Papiloscopistas Policiais de Goiás.

Rua 1114, nº 65, Qd 211, Lt 07
Setor Pedro Ludovico – Goiânia/GO
CEP: 74.830-390

E-mail: contato@asppap-go.com.br

Fale conosco

Copyright @ 2020 ASPPAP-GO Todos os direitos reservados

× WhatsApp